Purê de Batata, macio, molinho e acompanha quase tudo na cozinha. O melhor ainda nesse inverno, que pode consumi-lo até puro.

Nesta receita, ele leva um toque de ervas:

Aqueça 3/4 de xícara de chá de azeite até ferver. Acrescente 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 3 raminhos de tomilho, 1 colher de sopa de folhas de salsinha 1 galho de alecrim. Tampe e deixe tomar gosto por 30 minutos. Não esqueça de tirar o azeite da panela, obviamente. Depois retire o alho e as folhas e reserve. Cozinhe 500g de batata em água fervente com sal. Passe para o espremedor como se fizesse um purê normal. Junte as batatas e o azeite e mexa bem. Coloque meia xícara de creme de leite e misture até ficar no ponto. Tempere à gosto.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Revista Ana Maria p. 14. Data 17 de junho de 2002. ed. 55


Cansado desses hambúrgueres congelados com gosto de nada? Pegue a receita dessa iguaria, originária dos EUA e disseminada em fast foods, e que pode tornar outro gosto quando feito natural.

Amasse 500 gramas de contrafilé moído e 500g de coxão mole de patinho moído (ambos sem gordura). Faça bola e deixe a espessura que desejar (por volta de 8 bolas com 120 g de cada tipo de carne). Grelhe ou frite as iguarias ( pode ser em chapa, grelha ou frigideira). Tempere com sal e pimenta. Caso você queira um hambúrguer mais temperado, misture a carne moída com um pacote de sopa de cebola antes de fazer as bolas.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Receita do Livro Dona Benta


O suflê, massa bem leve que deve ser comida na hora, é francês e pode ser salgada ou doce. Nessa versão leva o legume couve-flor.

Pegue 1 xícara e meia de chá do ingrediente picado e misture com molho bechamel quente. Coloque 1 colher de sopa de queijo ralado,1 pitada de sal e 3 gemas. Mexa bastante e deixe esfriar. O segredo do suflê é bater claras em neve bem pontudas pois é a base do quitute. Adicione bem delicadamente a mistura antes preparada. Depois, ponha a massa em uma forma para suflê untada com margarina ou óleo. Leve ao forno alto e asse por 20 minutos.

O ponto interessante da receita é que o couve-flor pode ser substituído por cenoura ou alcachofra.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro Dona Benta p. 177 parte: ovos, omeletes, suflê


As coxinhas de frango são um marco brasileiro. Modelada em gota, recheada com frango e outro ingrediente cremoso para fazer companhia. Para ser gostoso tem que estar bem dourado.

Eis a receita:

Cozinhe 2 peitos de frango em 1 xícara de chá de caldo de frango. Esfrie e desfie, e reserve o caldo. Coloque no espremedor 6 batatas cozidas, acrescente meia xícara de leite, uma xícara do caldo reservado, sal, salsinha, noz moscada e pimenta-do-reino. Leve ao fogo médio e misture bem. Mexa e acrescente aos poucos farinha de trigo até que solte da panela.  Faça bolinhas (ou bolonas) achate e recheie com o peito de frango (fica livre para quem desejar colocar mais recheio) molde no formato de coxinha. Passe por 2 ovos batidos com garfo e depois na farinha de rosca. Não mexa muito na coxinha para evitar que ela fique gordurosa.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro de Receitas Dona Benta pg. 65


Dê uma olhada nessas dicas de cozinha que dão aquela ajuda quando algo dá errado ou melhora nossas especialidades culinárias.

Quando seu feijão salgar além da conta, adicione folhas de couve e ferva por 5 minutos. Ela absorve o sal e dá um gosto especial. A batata também funciona.

Em receitas, em geral, algumas vezes é requisitado manteiga em temperatura ambiente, para não derretê-la e não utilizá-la fria mesmo, tem um truque muito útil que é ferver água, colocá-la em uma tigela, esperar alguns minutos, jogar a água fora e virar a tigela em cima da manteiga. A manteiga ficará molinha sem derreter.

Por Ana Carolina Rocha


Bolinho de Frango com Queijo

Ingredientes:

– 2 peitos de frango;

– 200gr de queijo mussarela;

– 50ml de leite;

– 2 ovos;

– Suco de 1 limão;

– Farinha de grão de bico;

– Alho moído;

– Ervas provençais;

– Sal.

Modo de preparo:

Corte o frango em cubinhos e coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha, uma pequena quantidade das ervas e do alho em pó, que será reservado para empanar os bolinhos.

Bata a mistura até formar uma massa homogênea e coloque na geladeira até dar liga. Umedeça as mãos e vá formando os bolinhos, passe no ovo batido e na farinha com ervas e alho.

Cubra a frigideira com bastante azeite, frite os bolinhos e deixe escorrer no papel absorvente.

Por Daniela Foloni Santoro


ASAS DE FRANGO COM LIMÃO

Ingredientes:

– 12 asas de frango;

– Suco de limão;

– Mel;

– Ketchup;

– Molho inglês;

– Alecrim;

– Pimenta de cheiro e sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave se seque bem o frango.

Pique o alecrim e misture com 5 colheres de limão, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de ketchup e 1 de molho inglês.

Despedace a pimenta e junte ao molho, acrescente o sal.

Despeje no frango e deixe repousar por 5 minutos.

Leve ao forno até que estejam bem crocantes.

MOLHO SICILIANO

Ingredientes:

– 10 tomates bem maduros sem pele e triturados;

– 1 berinjela pequena;

– 1 pimentão vermelho;

– 1 cebola;

– 2 dentes de alho;

– 1 colherinha de extrato de tomate;

– Manjericão;

– ½ xícara de azeite;

– 1 colherinha de açúcar;

– sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Pique bem os ingredientes inteiros e leve ao fogo com o azeite, refogue bem e acrescente o resto dos ingredientes. Cozinhe até engrossar um pouco e sirva quente.

É delicioso!

Por Daniela Foloni Santoro


Uma receita de petisco, com a copa chegando, finais de campeonato, chamando os amigos para assistir ao jogo: croquete de linguiça com fubá de milho para acompanhar a cerveja!

Pique 300g de lingüiça calabresa bem fininha. Refogue por alguns minutos com óleo, cebola (100g ou uma pequena) e 5 dentes de alho picados (quanto mais picado melhor). Adicione 250ml de leite nessa mesma panela  e coloque 1/3 de 220g de fubá (dá um pouco menos de uma xícara de chá) mexendo sempre em fogo baixo, até ficar em ponto de creme. Coloque a salsinha e tempere com sal (a gosto). Quando estiver mais frio, unte as mãos e enrole empanando mais uma vez no fubá, ovo e depois novamente no fubá. Frite com óleo quente até dourar, coloque em papel absorvente e bom apetite!  

Por Ana Carolina Rocha


Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manjericão
  • 1 kg de lula limpa
  • 6 tomates
  • 3 cebolas
  • sal e pimenta a gosto
  • 3 xícaras de leite
  • 2 xícaras de farinha de milho branca
  • 1 xícara de leite de coco.

Preparo

  1. Lave bem a lula e corte-a ao meio. Tempere com sal a gosto.
  2. No processador triture a cebola, o alho, o manjericão e o tomate.
  3. Numa panela coloque o azeite, a mistura do processador, a lula e cozinhe por 10 minutos.
  4. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
  5. Em outra panela misture o leite, a farinha e o leite de coco. Cozinhe até engrossar.
  6. Coloque a mistura em uma forma redonda untada com óleo. Deixe esfriar e desenforme.
  7. Distribua o molho de lula quente no centro e ao redor da polenta. Sirva a seguir.

Impressionará todos os seus convidados!





CONTINUE NAVEGANDO: