Confira a receita do bolo de mandioca simples e saiba como servir essa sobremesa.

Mandiocaou aipim, esse ingrediente é muito conhecido, servindo de inspiração para diversas receitas deliciosas. Além do consumo in natura, a mandioca nos dá uma série de opções para consumo, entre elas, assar bolos com esse ingrediente é uma grande especialidade brasileira!

É difícil? Não. Existem diversas versões desse bolo: seco, cremoso etc. Preparamos para você a receita simples, para que você fique craque em preparar o bolo de mandioca e assim possa ir incrementando sua receita com outras combinações, métodos e ingredientes! Confira a seguir como fazer um delicioso bolo de mandioca!

Receita de bolo de mandioca

Para fazer um bolo de mandioca simples, você vai precisar dos seguintes ingredientes.

Ingredientes

Mandioca ralada de forma grossa – 3 xícaras

Açúcar – 1 xícara e meia

Manteiga – 3 colheres

Farinha de trigo – 1 xícara e meia

Ovos – 4 unidades

Coco ralado – 50 gramas

Queijo parmesão ralado – 50 gramas

Leite – meia xícara

Fermento em pó – 1 colher de sopa

Reunidos todos esses ingredientes, vamos ensinar como fazer.

Modo de fazer

Passo 1: separe as claras das gemas e, com a ajuda de uma batedeira, bata as claras até que fiquem em neve (aproximadamente 3 minutos), firmes o suficiente para que você possa virar o recipiente sem que as claras em neve caiam.

Você pode bater à mão com o auxílio de um fuê (vai demorar um pouco mais, mas funciona do mesmo jeito), até que fique consistente.

Passo 2: em outra tigela, misture o açúcar, a manteiga e as gemas. Bata na batedeira por aproximadamente 5 minutos, até que obtenha uma massa homogênea de cor amarelada.

Passo 3: Junte a mandioca ralada e adicione o leite à essa mistura. Mexa com uma colher de pau, preferencialmente. Na sequência, adicione o coco ralado e o queijo ralado. Misture bem, até que nada fique separado na massa.

Passo 4: o fermento deve ser adicionado nesse passo (para que dê tempo para que ele aja na massa). Por último incorpore as claras em neve. Faça essa incorporação devagar e aos poucos, assim sua massa vai ficar bem leve.

Passo 5: unte uma forma com manteiga e farinha e coloque a massa nela, o forno deve ser pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Passo 6: coloque o bolo para assar. Após aproximadamente 50 minutos. Para saber se seu bolo de mandioca está no ponto, espete com um palito ou com a faca. Se sair seco, está na hora de tirar.

Essa receita é boa tanto como sobremesa, podendo ser servida com cobertura de coco ou ainda como um bolo para o café da tarde, sendo servido seco com café.

Confira agora uma sugestão de cobertura para acompanhar esta e outras receitas de bolo de mandioca.

Calda de coco para acompanhar bolo de mandioca

Essa receita é muito fácil e saborosa, os sabores que a acompanham combinam muito bem com o ingrediente principal da receita acima. Veja como é simples.

Ingredientes para a calda

– 200ml (cerca de três quartos da xícara de chá) de leite de coco

– meia xícara de açúcar refinado

– 1 rama de canela

Modo de fazer

Em uma panela pequena junte o leite de coco, o açúcar refinado e a rama de canela, misture antes de ligar o fogo até que o açúcar se dissolva e que tudo forme uma calda lisa.

Depois de obter a calda, ligue o fogo e deixe-o no nível mínimo, mexa a mistura até alcançar fervura, a partir daí aguarde 10 minutos mexendo às vezes.

Faça furos no bolo com um garfo ou palito de churrasco e despeje a calda por cima dele.

Dica extra

Polvilhe coco ralado por cima do bolo já com a calda. O coco ralado além de acentuar o gosto do bolo, dará uma crocância deliciosa ao prato.

Por Carolina B.

Bolo de mandioca


Receita e dicas para fazer bolo de milho.

Preparar um bolo, em geral, é uma ocasião em que uma pessoa deseja oferecer algo a mais para a mesa do café da tarde, ou para uma comemoração de aniversário, ou mesmo para uma celebração de virada de ano. Um bolo pode ser preparado com os ingredientes mais básicos ou preparado com variados quitutes, com cobertura e adornos comestíveis, várias camadas e andares.

Mas, um bolo básico é mais saudável e apreciado. Neste texto será abordado o preparo de um bolo de milho. Basicamente o procedimento é o seguinte: Escorrer todo o milho e utilizar a própria lata para fazer as medidas; untar e enfarinhar uma forma de bolo com furo; pré-aquecer o forno; colocar no liquidificador o milho já todo escorrido e limpo, o leite, o açúcar, o flocão de milho, o óleo, os ovos e bater bem até que todo o milho fique bem moído.

Para começar, vale a pena indicar uma medida maior de grãos de milho, mais ou menos dois copos cheios, para que o bolo fique mais consistente. Um copo de Óleo de Canola, de preferência quatro ovos (com gema e clara), um copo de leite, nove colheres de farinha de Fubá, duas xícaras de açúcar.

De preferência é bom despejar, primeiramente, no copo do liquidificador, os ingredientes líquidos, para que os ingredientes porosos não se acumulem no fundo. Ou seja, o óleo, por primeiro, em seguida o leite, os quatro ovos; depois de isso despejar todos os grãos de milho. É melhor bater essa mistura inicial no liquidificador antes de adicionar o açúcar e o fubá.

Depois que todos os ingredientes forem adicionados, é necessário bater tudo novamente. Assim que estiverem bem misturados, a pessoa deve acrescentar uma colher de sopa de fermento em pó, do tipo Royal. Em seguida, bata tudo de novo. Uma dica importante, que não deve ser desprezada, é a de que ao bater os ingredientes com o fermento não se deve demorar muito, para que o calor gerado não faça o fermento começar a agir antes de ir para o forno.

Outra dica importante é a utilização de forma funda, daquelas cujo centro é formado por um cilindro, proporcionando um bolo redondo com um furo no meio. Untar essa forma com manteiga e polvilha-la com pó de fubá. Depois de batida a massa deve ser despejada com cuidado nessa forma para que preencha igualmente todas as suas partes.

Quando a massa for despejada será fácil notar que ela não é tão líquida, mas cheia de pelotas que se formam pelo acúmulo dos ingredientes combinados. Portanto, é não bem líquida, mas uma massa muito consistente. Não fica grudenta, mas sim muito incrementada, densa.

O forno é claro, necessita ser pré-aquecido. Em geral esse procedimento é feito durante a preparação da receita com os ingredientes. Pode ser regulado em mais ou menos 180º, para que o bolo possa assar de modo eficaz, equilibrado. A massa na fôrma precisa assar durante 40 minutos no forno, nem mais nem menos.

Depois de assado ele deve ser cuidadosamente retirado da fôrma. Vire a mesma de ponta cabeça e dê leves batidinhas no fundo, para que o bolo já pronto solte sem que nenhuma de suas partes fique grudada.

Deixe o bolo esfriando sobre um grande prato, limpo. O resultado final é um bolo macio, consistente, de cor amarela. Todos os ingredientes se combinam de modo equilibrado, proporcionando um sabor ao mesmo delicioso e suave. Não se trata daqueles tipos de bolos extravagantes, muito incrementados e enjoativos, com coberturas e recheios super doces. É um bolo saudável, próprio para um café da tarde e que sustenta.

Para acompanhar o processo por meio de imagens acesse o canal de Jana Sabrina no youtube: www.youtube.com/watch?v=EbQeQMPLo0Y.

Por Paulo Henrique dos Santos

Bolo de milho


Veja algumas receitas de bolo de chocolate.

Nada mais gostoso que um bolo de chocolate, né? Que tal aprender algumas receitas simples, fáceis e saborosas? São práticas e ideais para reunir a família no fim de semana ou fazer a alegria da criançada. Vamos, lá?

Receita: bolo de chocolate molhado

Você vai precisar de farinha de trigo (2 xícaras), açúcar (1 xícara), achocolatado em pó (1 xícara), óleo de soja (½ xícara), água morna (1 xícara), 2 ovos e fermento em pó (1 colher de sopa).

Para montar o bolo, unte a forma, separe o fermento em pó e depois misture todos os ingredientes. Bata tudo até a massa ficar lisa e depois é só adicionar o fermento em pó e bater por mais alguns segundos.

Acrescente tudo na forma e depois é só colocar para assar por um tempo médio de 40 minutos ou se preferir na temperatura de 170ºC.

Para a cobertura separe Nescau (3 colheres de sopa), margarina (1 colher), leite (4 colheres de sopa) e 1 lata de leite condensado, que deve ficar reservada.

Leve todos os ingredientes ao fogo e quando começar a ferver, acrescente o leite condensado. Permaneça mexendo até a consistência ficar cremosa, e depois é só jogar no bolo assado. Rápida e deliciosa!

Bolo de chocolate com morango

Ingredientes para a massa: 3 ovos, açúcar (2 xícaras), farinha de trigo (3 xícaras), 1 e ½ achocolatado em pó, 1 óleo (1 xícara), fermento (1 colher de sopa) e água morna (1 xícara).

Recheio: leite condensado (1 lata), pudim de morango (1 caixa), margarina (1 colher), morango picado (1 bandeja) e creme de leite (1 caixa).

Cobertura: leite condensado (1 lata), chocolate em pó (3 colheres de sopa), margarina (1 colher) e chocolate granulado.

Unte uma forma e a deixe reservada. Bata os ovos com o açúcar e depois coloque o chocolate em pó, óleo, água morna, trigo e o fermento. Despeje a massa na forma. Coloque para assar em forno médio até dourar ou se preferir pré-aquecido em torno de 40 minutos.

Depois que estiver fria, divida-a em 3 partes, para receber o recheio. Coloque um pouco de leite para umedecer.

Para o recheio, despeje o leite condensado, o pudim e a margarina em uma panela. Fique de olho no para não perder o ponto. Quando esfriar jogue o creme de leite e divida o recheio em 2 partes. Agora, é só rechear o bolo. Sobre o creme, acrescente pequenos pedaços de morango picado.

Para finalizar, faça a cobertura: coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó em uma panela e leve ao fogo. Depois, é só cobrir o bolo e jogar granulados e morando. Uma receita deliciosa e garantia de sucesso!

Bolo de chocolate light

Separe: 6 ovos, cacau em pó (6 colheres de sopa), adoçante culinário (8 colheres de sopa), coco em flocos sem açúcar (150 gramas), margarina light (2 colheres de sopa), fermento químico em pó (1 colher de sopa).

Comece batendo os ovos no liquidificador por cerca de 2 minutos e depois acrescente cacau, adoçante e margarina. Bata até a consistência ficar cremosa. Coloque o coco, o fermento e misture tudo usando uma colher de pau.

Cubra uma forma com papel manteiga e adicione toda a mistura. Coloque para assar por um tempo médio de, aproximadamente, 30 minutos. Fique de olho para não perder o ponto! Depois, é só esperar esfriar um pouco e servir. Uma receita ótima para quem está de dieta e precisa manter a forma, mas não consegue resistir a um chocolate!

Que tal testar essas receitas de bolo de chocolate? Qual você vai tentar fazer? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e muito sucesso.

Por Babi

Bolo de chocolate


Confira a receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro cremoso.

Assim que recebemos um telefonema avisando que teremos visitas durante a tarde, ou quando bate a vontade de comer um doce com gostinho de "tarde na casa da vovó", é hora de pesquisar uma boa receita de bolo. E será isso que iremos trazer no post de hoje: uma bela e completa receita de um delicioso e fofinho bolo de cenoura, e para completar, iremos te mostrar como fazer uma cremosa e maravilhosa receita de cobertura de bolo com sabor de brigadeiro. Nada mais apetitoso do que um bolo de cenoura com cobertura cremosa de brigadeiro, não é mesmo?!

Por isso pegue o seu caderno de receitas e uma caneta e anote todos os passos desta gostosura que pode ser servida acompanhada de uma tarde feliz com seus amigos e muita risada e diversão!

Confira a receita a seguir e bom apetite!

Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro cremoso

Para a massa do bolo você vai precisar de:

  • 250 gramas de cenoura (3 unidades médias)
  • 4 ovos
  • meia xícara de chá de óleo de soja
  • 2 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá rasas de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de preparo da massa:

Descasque cada cenoura, divida cada unidade em cinco partes, retirando os talos. Cozinhe as cenouras por cerca de 15 minutos, ou até que que fiquem macias mas não a ponto de desmanchar. Escorra a água quente espere que as cenouras esfriem completamente. No liquidificador coloque os ovos, o óleo e as cenouras cozidas, bata bem até que se forme um creme homogêneo sem nenhum pedaço de cenoura. Em uma bacia acrescente a mistura batida, a farinha e o açúcar bata bem com a batedeira, com um fouet, ou com uma colher até que não fique nenhum grumo de farinha. Acrescente a colher de fermento incorporando levemente à massa do bolo de cenoura. Despeje a massa pronta em uma forma de formato de sua preferência untada com manteiga e farinha e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus e mantenha o bolo até que doure a parte de cima, em média 30 a 40 minutos.

Enquanto o seu bolo de cenoura assa, você pode preparar a cobertura cremosa de brigadeiro.

Para a cobertura de brigadeiro você irá precisar de:

  • 1 lata ou caixinha de leite condensado
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga
  • meia xícara de chá de chocolate em pó ou 4 colheres de achocolatado
  • meia xícara de chá de chocolate granulado para polvilhar e decorar.

Cobertura:

Em uma panela coloque a lata ou a caixinha de leite condensado, o chocolate em pó ou o achocolatado e a colher de manteiga e ligue o fogo baixo. Mexa sempre para não formar bolinhas na cobertura e para impedir que queime. Mantenha a mistura ao fogo baixo até que comece a desprender do fundo da panela.

Assim que o bolo estiver completamente assado, retire-o do forno e fure toda a sua extensão com um garfo, ou palito de churrasco para que a cobertura de brigadeiro entre e se misture com a massa do bolo de cenoura. Logo após furar o bolo, despeje a cobertura ainda quente, espalhando e deixando a superfície lisa sem acúmulo de cobertura em nenhum dos lados. Depois disso distribua o chocolate granulado polvilhando em toda a parte de cima do bolo e deixe seu maravilhoso e fofinho bolo esfriar.

Bela combinação de sabores, não é mesmo?! Garanto que este bolo irá render para você muitos elogios!

Depois de fazer essa deliciosa receita, comente o que achou sobre ela na caixa de comentários abaixo do post! A nossa equipe quer saber o que mais lhe agradou no bolo!

Por Carolina B.

Bolo de cenoura


Todos os dias as crianças, os jovens e até mesmo os adultos possuem o desejo de conhecer uma nova receita e comer coisas saborosas e saudáveis, não é verdade?

Se por acaso você está com esse tipo de vontade agora e quer aprender como preparar um maravilhoso bolinho frito de leite condensado, veja abaixo uma dica bem fácil de fazer, e acredito que seus amigos e familiares também vão adorar.

Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • Óleo para fritar;
  • Opcional açúcar e canela em pó para polvilhar.

– Modo de preparo:

Pegue o seu liquidificador e bata os ovos junto com a margarina, o leite condensado e o fermento.

Depois disso, coloque essa mistura em uma tigela, acrescente farinha de trigo aos poucos e misture muito bem todos os itens.

Pegue duas colheres e molde os bolinhos. Aqueça bastante o óleo e comece a fritar.

Coloque as bolinhas em um papel absorvente para remover toda a gordura e depois jogue açúcar e canela por cima.

Se quiser fure o bolinho e coloque um pouco mais de leite condensado.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Deu aquela vontade de comer uma maravilhosa sobremesa e não sabe o que preparar de diferente para agradar o seu paladar?

Saiba que nesse momento temos uma dica bem especial, sendo uma receita bem fácil de ser preparada.

A receita que vamos ensinar é a de torta de banana e doce de leite.

Confira abaixo o passo a passo:

– Ingredientes para fazer a massa:

  •  200 g de bolacha maisena trituradas no liquidificador;
  • 100 g de margarina sem sal.

– Ingredientes para o recheio:

  • 800 g de doce de leite pastoso;
  • 5 bananas nanicas maduras.

– Cobertura:

  • Chantilly a gosto.

Modo de Preparo:

Pegue a bolacha e triture no liquidificador até que vire uma farofa bem fina. Pegue essa farofa e misture com margarina (ela deve estar em temperatura ambiente) e misture até que comece a dar liga.

Coloque essa mistura no fundo de uma forma que tenha o seu fundo removível.

Na sequência coloque por cima da massa o doce de leite.

Corte as bananas não em rodelas, mas sim pelo seu comprimento, e coloque essas partes em cima do doce de leite. Cubra com chantilly e leve para a geladeira. Aguarde 2 horas e sirva.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Sorria! Estamos em Junho, época de Festas Juninas. 

Durante as comemorações de Junho é possível saborear deliciosos quitutes, dançar quadrilha e brincar ao som de músicas típicas do arraial nordestino. A maior parte das delicias culinárias tem o milho como ingrediente fundamental. Há uma grande diversidade de pratos que podem ser feitos com ele: broas, bolos, bolachas, enfim, muitas receitas contemplam o sabor desse cereal.

Existem muitos outros ingredientes usados na preparação das maravilhas apresentadas nos cardápios das Festas Juninas, o amendoim é outro ingrediente muito utilizado na elaboração de doces e salgados. Alguns dos pratos que são à base dessa oleaginosa são: pé-de-moleque, paçoca, cremes, bolos. Diante desses famosos ingredientes, que tal misturá-los na mesma receita? 

Apresentamos o famoso Bolo-Pudim de milho e amendoim.

Para prepará-lo você vai precisar de: 3/4 xícaras de óleo; 4 ovos; 1/2 xícara de leite de coco; 1 xícara de açúcar; 1 1/2 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida; 1 colher de sopa de fermento em pó. Os ingredientes do pudim são: 1/2 xícara de chá de farinha de amendoim; 6 ovos; 1/2 xícara de leite de coco; 1 xícara de leite e 400 gr de doce de leite cremoso.

Modo de Preparo:

Primeiro, deve preparar a massa do bolo colocando todos os ingredientes do mesmo, exceto a farinha e o fermento, no liquidificador. Logo dessa mistura ficar pronta, deverá colocá-la numa tigela e acrescentar a farinha e o fermento. Misture suavemente. Coloque a massa na forma previamente untada e polvilhada com a farinha de amendoim.

Logo após a realização da massa, fará o pudim, para isso colocará todos os ingredientes no liquidificador. Após sua preparação, despeje esta mistura encima do bolo e leve ao forno, em banho-maria por uma hora aproximadamente. 

Depois de pronto, desenforme e decore com mais farinha de amendoim usando a imaginação.

Por Melina Menezes.


No próximo domingo (12/05), é o Dia das Mães. E como esse dia não pode passar em branco, segue abaixo uma receita de bolo maravilhosa.

Para fazer a massa você vai precisar:

  • Ingredientes:

· 1 xícara (chá) bem cheia de manteiga;

· 1 copo de suco de laranja;

· 3 xícaras (chá) de açúcar;

· 1 pitada de sal;

· 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

· 1 colher (sopa) de fermento em pó;

· 5 ovos;

· 1 xícara (chá) de fécula de batata;

· Raspas de uma laranja.

  • Ingredientes usados para fazer o recheio:

· 1 lata de leite condensado;

· 1 vidro de leite de coco;

· 1/2 xícara (chá) de nozes picadas;

· 4 gemas.

  • Ingredientes para fazer a cobertura:

· 1 lata de creme de leite (gelado e sem o soro);

· 2 claras em neve;

· 4 colheres (sopa) de açúcar;

· 2 colheres (sopa) de manteiga.

Depois de conhecer todos os ingredientes que serão usados para o preparo do bolo, vamos ao passo a passo.

Preparo da massa:

Primeiro bata a manteiga para que fique um creme, acrescente o açúcar e continue a bater. Após esse procedimento acrescente nessa mistura as raspas de laranja e bata bem. Coloque alternadamente o suco de laranja, a farinha de trigo (peneirada), a fécula de batata e o fermento, misturando-os com uma espátula delicadamente. Por último, adicione as claras em neve.

Despeje a massa obtida em uma forma redonda devidamente untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno.

Depois que retirar o bolo do forno, espere que esfrie para que possa prosseguir com o recheio.

Preparo do Recheio:

Para fazer o recheio leve ao fogo o leite condensado, as gemas e o leite de coco, mexendo constantemente até que a mistura esteja desprendendo do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente as nozes.

Preparo da cobertura:

Para a cobertura bata a manteiga vá acrescentando o creme de leite sem bater, apenas mexendo com a espátula. À parte bata as claras em neve e junte com o açúcar até que fique como um suspiro. O suspiro deverá ser acrescentado junto à mistura reservada de manteiga com creme de leite.

Dica para decorar o bolo:

Para que o bolo não fique apenas gostoso, mas também bonito, jogue sobre a cobertura coco ralado, cerejas ou até mesmo flores comestíveis que podem ser encontradas em casas de artigos para festas.

Por Luana


Mais uma receita típica das festas juninas. O Curau de milho. Essa delícia (que parece um pudim de milho) pode ser enfeitado da maneira que quiser.

Ponha 3 xícaras de milho verde e 1 xícara de água no liquidificador. Bata até ficar parecido com um purê. Retire-o e adicione 4 xícaras e meia de leite. Coe o excesso apertando com uma colher. Coloque a mistura de milho e leite em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Junto com 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de maisena (cuidado com os grumos). Mexa bem. Por fim, coloque em uma forma untada, deixe esfriar e leve à geladeira até ficar firme. Depois de algumas horas, desenforme e polvilhe com canela (se quiser).

Foto: Site Informação Nutricional

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Rev. Ana maria ed. 55 p. 4 data 17 de junho de 2002


Purê de Batata, macio, molinho e acompanha quase tudo na cozinha. O melhor ainda nesse inverno, que pode consumi-lo até puro.

Nesta receita, ele leva um toque de ervas:

Aqueça 3/4 de xícara de chá de azeite até ferver. Acrescente 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 3 raminhos de tomilho, 1 colher de sopa de folhas de salsinha 1 galho de alecrim. Tampe e deixe tomar gosto por 30 minutos. Não esqueça de tirar o azeite da panela, obviamente. Depois retire o alho e as folhas e reserve. Cozinhe 500g de batata em água fervente com sal. Passe para o espremedor como se fizesse um purê normal. Junte as batatas e o azeite e mexa bem. Coloque meia xícara de creme de leite e misture até ficar no ponto. Tempere à gosto.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Revista Ana Maria p. 14. Data 17 de junho de 2002. ed. 55


Uma delícia cremosa e suave que vai bem a qualquer época do ano: Mousse!

Nesta versão o chocolate utilizado é ao leite, mas você pode trocar por um de sua preferência (só tome cuidado com o chocolate branco pois como tem mais gordura, precisa ser bem manipulado).

Receita:

Amoleça 6 folhas de gelatina sem sabor em água fria e dissolva em meia xícara de água fervente. Corte meio quilo de chocolate em pedaços e derrata-o em banho-maria. Sem parar de mexer, junte 250g de açúcar, 50g de manteiga e 12 gemas. Adicione a gelatina e as claras dos 12 ovos separados (importante lembrar para bater antes). Bata tudo com o garfo até que fiquem homogêneos (esse é o segredo para um bom mousse, é necessário ter suavidade). Leve para gelar e decore, utilize como recheio ou simplesmente saboreie essa delícia.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro Dona Benta pg 705 – Seção Bavaroise, Gelatinas e musses


A acelga é muito parecida com um repolho, mas é mais azedinho e alongado. Nos é familiar pelo yakissoba, um dos ingredientes do prato.

Nesta receita ela leva o molho branco:

Primeiramente corte com uma faca pequena 1pé de acelga, retire o talo e cozinhe em água fervente com um pouquinho de sal. A parte das folhas é reservado para fazer a salada. Assim que estiverem bem cozidos e macios, disponha-os em refratários e 1 colher de sopa do suco de limão. Cubra com molho branco (farinha de trigo e manteiga dourado na panela, leite fervente aos poucos e noz moscada). E coloque um pouco de queijo ralado (fresco é ainda melhor). Leve ao forno para dourar.

Sirva como acompanhamento de alguma carne mais seca.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro D. Benta p. 249 seção – verduras, legumes e batatas


Ovos são itens que vez ou outra sobram um pouco na geladeira e tem prazo curto de vencimento. Nesta receita você pode levá-los ao forno com bacon.

Coloque 6 fatias de bacon em uma frigideira para dourar. Tire a gordura e deixe esfriar (cuidado para o bacon não ficar muito duro). Pique (não muito fino) e divida em potes individuais. Coloque 1 coiher de sopa de molho inglês sobre eles e coloque os ovos sobre cada tigela. Coloque sal e pimenta a vontade e cubra com uma colher de sopa de creme de leite ou mesmo leite. Ponha queijo parmesão ralado, leve ao forno por 12 minutos até que os ovos estejam de acordo com seu gosto.

Um ótimo acompanhamento seria torradas.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: LIvro Dona Benta. p. 165  Seção – Ovos, Omeletes e Suflês


O molho bechamel  é muito confundido com o molho branco. A diferença consiste no modo do preparo. Um possui infusão de ervas enquanto o outro é mais simples.

O bechamel pode ser usado em suflês, peixes, legumes, é uma ótima guarnição para gratinar. A lasanha é feita com esse molho.

Segue a receita:

Ferva 1 cebola média picada e 1 xícara de chá de água até ficar macia. Faça um purê com ela. Depois junte 3 colheres de sopa de margarina  e adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Leve ao fogo e mexa, cuidado para não queimar. Adicione aos poucos 3 xícaras de leite fervente. Mexendo sempre. Acrescente agora 1 folha de louro e 1 cravo da índia. Deixe cozinhar até ficar cremoso. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada.

Não se esqueça que o bechamel pode também levar o seu aroma. Escolha uma erva ou condimento preferido e adicione.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro Dona Benta. pg 352. – Molhos básicos e simples


O suflê, massa bem leve que deve ser comida na hora, é francês e pode ser salgada ou doce. Nessa versão leva o legume couve-flor.

Pegue 1 xícara e meia de chá do ingrediente picado e misture com molho bechamel quente. Coloque 1 colher de sopa de queijo ralado,1 pitada de sal e 3 gemas. Mexa bastante e deixe esfriar. O segredo do suflê é bater claras em neve bem pontudas pois é a base do quitute. Adicione bem delicadamente a mistura antes preparada. Depois, ponha a massa em uma forma para suflê untada com margarina ou óleo. Leve ao forno alto e asse por 20 minutos.

O ponto interessante da receita é que o couve-flor pode ser substituído por cenoura ou alcachofra.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro Dona Benta p. 177 parte: ovos, omeletes, suflê


As coxinhas de frango são um marco brasileiro. Modelada em gota, recheada com frango e outro ingrediente cremoso para fazer companhia. Para ser gostoso tem que estar bem dourado.

Eis a receita:

Cozinhe 2 peitos de frango em 1 xícara de chá de caldo de frango. Esfrie e desfie, e reserve o caldo. Coloque no espremedor 6 batatas cozidas, acrescente meia xícara de leite, uma xícara do caldo reservado, sal, salsinha, noz moscada e pimenta-do-reino. Leve ao fogo médio e misture bem. Mexa e acrescente aos poucos farinha de trigo até que solte da panela.  Faça bolinhas (ou bolonas) achate e recheie com o peito de frango (fica livre para quem desejar colocar mais recheio) molde no formato de coxinha. Passe por 2 ovos batidos com garfo e depois na farinha de rosca. Não mexa muito na coxinha para evitar que ela fique gordurosa.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro de Receitas Dona Benta pg. 65





CONTINUE NAVEGANDO: