Pingado não é pinga! É o que sabe um bom mineiro de bar, boteco e botequim. Mas é possível pedir por lá mesmo,  essa bebida famosa no território mineiro. O café com um "pingadinho"  de leite, acompanhado com pão francês na chapa é o café da manhã de muitas pessoas que moram no sudeste do país.

O pingado, agora, pela ABIC – Associação Brasileira de Indústria do Café – tem até um movimento: o pró-pingado, já que vivenciamos o "bom" dos cafés gourmets de diversos lugares (italiano, francês e etc) é bom reverenciar o nosso cafezinho com nome brasileiríssimo: o pingado!

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Estadão


Que tal plantar aí mesmo na sua casa o que você vai comer no almoço? “Mas não há espaço na minha casa” você diria. Mas não há espaço sequer para um vasinho com um pequeno pé de salsinha? Tudo bem, isso não seria seu almoço, apenas um ingrediente do tempero para ele.

A terapia de cuidar de um jardim e o prazer de ver surgir pratos maravilhosos com o que você mesmo plantou, cuidou, colheu e cozinhou ainda existiria.

Plantar não exige muito espaço: basta um lugar onde você possa colocar um vaso e você pode plantar seu próprio tempero fresco (que recém-colhido tem muito mais sabor e cheiro), um pé de alface ou mesmo um pé de jabuticaba (que acabaria parecendo um bonsai, mas nem por isso deixaria de lhe dar as deliciosas jabuticabas). Se houver espaço para dois ou três vasos então, melhor ainda! Você poderia plantar desde o tempero para o feijão, até as folhas para a salada e, ainda, as cascas que sobraram da batata que foi para o assado, podem ao invés de ir para o lixo virar adubo para suas plantas. Um jeito simples de se economizar (mesmo que pouco), relaxar cuidando das plantas e comer alimentos sem agrotóxicos, com procedência mais do que conhecida e confiável.

Por Daniela F. Santoro


A raspadinha, aquele gelinho no copo, de acordo com o estudo do professor e fisiologista Paul Laursen, (estudioso sobre o corpo e esportes neozelandês) traz benefícios para atletas.

O superaquecimento do corpo provoca fadiga e atrapalha o desempenho de corredores e a bebida gelada ajuda mais que os coletes que são usados por profissionais. O pesquisador queria uma receita mais rápida e caseira, ele diz que não é como deitar em uma banheira de gelo, mas ajuda.

A receita é bem simples: faça uma calda de 225g de açúcar com 600ml de água fervente. Triture bem o gelo adicione a ele a calda e polpa de fruta ou groselha. Simplesmente coloque no copo e tome.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Folha de S. Paulo 13 de maio de 2010 . Caderno Equilibrio p. 3


ASAS DE FRANGO COM LIMÃO

Ingredientes:

– 12 asas de frango;

– Suco de limão;

– Mel;

– Ketchup;

– Molho inglês;

– Alecrim;

– Pimenta de cheiro e sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave se seque bem o frango.

Pique o alecrim e misture com 5 colheres de limão, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de ketchup e 1 de molho inglês.

Despedace a pimenta e junte ao molho, acrescente o sal.

Despeje no frango e deixe repousar por 5 minutos.

Leve ao forno até que estejam bem crocantes.

MOLHO SICILIANO

Ingredientes:

– 10 tomates bem maduros sem pele e triturados;

– 1 berinjela pequena;

– 1 pimentão vermelho;

– 1 cebola;

– 2 dentes de alho;

– 1 colherinha de extrato de tomate;

– Manjericão;

– ½ xícara de azeite;

– 1 colherinha de açúcar;

– sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Pique bem os ingredientes inteiros e leve ao fogo com o azeite, refogue bem e acrescente o resto dos ingredientes. Cozinhe até engrossar um pouco e sirva quente.

É delicioso!

Por Daniela Foloni Santoro





CONTINUE NAVEGANDO: