A acelga é muito parecida com um repolho, mas é mais azedinho e alongado. Nos é familiar pelo yakissoba, um dos ingredientes do prato.

Nesta receita ela leva o molho branco:

Primeiramente corte com uma faca pequena 1pé de acelga, retire o talo e cozinhe em água fervente com um pouquinho de sal. A parte das folhas é reservado para fazer a salada. Assim que estiverem bem cozidos e macios, disponha-os em refratários e 1 colher de sopa do suco de limão. Cubra com molho branco (farinha de trigo e manteiga dourado na panela, leite fervente aos poucos e noz moscada). E coloque um pouco de queijo ralado (fresco é ainda melhor). Leve ao forno para dourar.

Sirva como acompanhamento de alguma carne mais seca.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro D. Benta p. 249 seção – verduras, legumes e batatas


O molho bechamel  é muito confundido com o molho branco. A diferença consiste no modo do preparo. Um possui infusão de ervas enquanto o outro é mais simples.

O bechamel pode ser usado em suflês, peixes, legumes, é uma ótima guarnição para gratinar. A lasanha é feita com esse molho.

Segue a receita:

Ferva 1 cebola média picada e 1 xícara de chá de água até ficar macia. Faça um purê com ela. Depois junte 3 colheres de sopa de margarina  e adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Leve ao fogo e mexa, cuidado para não queimar. Adicione aos poucos 3 xícaras de leite fervente. Mexendo sempre. Acrescente agora 1 folha de louro e 1 cravo da índia. Deixe cozinhar até ficar cremoso. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada.

Não se esqueça que o bechamel pode também levar o seu aroma. Escolha uma erva ou condimento preferido e adicione.

Por Ana Carolina Rocha

Fonte: Livro Dona Benta. pg 352. – Molhos básicos e simples





CONTINUE NAVEGANDO: