Receita e dicas para fazer bolo de milho.

Preparar um bolo, em geral, é uma ocasião em que uma pessoa deseja oferecer algo a mais para a mesa do café da tarde, ou para uma comemoração de aniversário, ou mesmo para uma celebração de virada de ano. Um bolo pode ser preparado com os ingredientes mais básicos ou preparado com variados quitutes, com cobertura e adornos comestíveis, várias camadas e andares.

Mas, um bolo básico é mais saudável e apreciado. Neste texto será abordado o preparo de um bolo de milho. Basicamente o procedimento é o seguinte: Escorrer todo o milho e utilizar a própria lata para fazer as medidas; untar e enfarinhar uma forma de bolo com furo; pré-aquecer o forno; colocar no liquidificador o milho já todo escorrido e limpo, o leite, o açúcar, o flocão de milho, o óleo, os ovos e bater bem até que todo o milho fique bem moído.

Para começar, vale a pena indicar uma medida maior de grãos de milho, mais ou menos dois copos cheios, para que o bolo fique mais consistente. Um copo de Óleo de Canola, de preferência quatro ovos (com gema e clara), um copo de leite, nove colheres de farinha de Fubá, duas xícaras de açúcar.

De preferência é bom despejar, primeiramente, no copo do liquidificador, os ingredientes líquidos, para que os ingredientes porosos não se acumulem no fundo. Ou seja, o óleo, por primeiro, em seguida o leite, os quatro ovos; depois de isso despejar todos os grãos de milho. É melhor bater essa mistura inicial no liquidificador antes de adicionar o açúcar e o fubá.

Depois que todos os ingredientes forem adicionados, é necessário bater tudo novamente. Assim que estiverem bem misturados, a pessoa deve acrescentar uma colher de sopa de fermento em pó, do tipo Royal. Em seguida, bata tudo de novo. Uma dica importante, que não deve ser desprezada, é a de que ao bater os ingredientes com o fermento não se deve demorar muito, para que o calor gerado não faça o fermento começar a agir antes de ir para o forno.

Outra dica importante é a utilização de forma funda, daquelas cujo centro é formado por um cilindro, proporcionando um bolo redondo com um furo no meio. Untar essa forma com manteiga e polvilha-la com pó de fubá. Depois de batida a massa deve ser despejada com cuidado nessa forma para que preencha igualmente todas as suas partes.

Quando a massa for despejada será fácil notar que ela não é tão líquida, mas cheia de pelotas que se formam pelo acúmulo dos ingredientes combinados. Portanto, é não bem líquida, mas uma massa muito consistente. Não fica grudenta, mas sim muito incrementada, densa.

O forno é claro, necessita ser pré-aquecido. Em geral esse procedimento é feito durante a preparação da receita com os ingredientes. Pode ser regulado em mais ou menos 180º, para que o bolo possa assar de modo eficaz, equilibrado. A massa na fôrma precisa assar durante 40 minutos no forno, nem mais nem menos.

Depois de assado ele deve ser cuidadosamente retirado da fôrma. Vire a mesma de ponta cabeça e dê leves batidinhas no fundo, para que o bolo já pronto solte sem que nenhuma de suas partes fique grudada.

Deixe o bolo esfriando sobre um grande prato, limpo. O resultado final é um bolo macio, consistente, de cor amarela. Todos os ingredientes se combinam de modo equilibrado, proporcionando um sabor ao mesmo delicioso e suave. Não se trata daqueles tipos de bolos extravagantes, muito incrementados e enjoativos, com coberturas e recheios super doces. É um bolo saudável, próprio para um café da tarde e que sustenta.

Para acompanhar o processo por meio de imagens acesse o canal de Jana Sabrina no youtube: www.youtube.com/watch?v=EbQeQMPLo0Y.

Por Paulo Henrique dos Santos

Bolo de milho





CONTINUE NAVEGANDO: