Como fazer Brownie de Nescau? – Receita e Dicas


Aprenda a fazer uma receita simples e saborosa e descubra dicas e curiosidades sobre este “bolinho” conhecido como Brownie.

O Brownie, bolinho que surgiu nos Estados Unidos, é uma das variações do tão conhecido bolo de chocolate, esta versão possui uma fina crosta em cima e uma massa macia que não cresce. É uma das receitas mais amadas pelos norte-americanos e consumidas ao redor do mundo.


Os historiadores culinários não sabem ao certo quando esta receita surgiu, mas a história mais interessante sobre o surgimento do Brownie tem como protagonista uma dona de casa que ao esquecer de inserir fermento em seu bolo de chocolate decidiu servi-lo pequeno e cortado em vários pedaços quadrados.


Segundo especialistas em culinária e livros de receita histórica, no início do surgimento do Brownie a receita contava com menos chocolate, mas a base era chocolate meio amargo, farinha, manteiga, ovos, açúcar mascavo e essência (ou extrato) de baunilha.


Atualmente, existem diversas variações da mesma receita, a maioria segue a receita “base” e não se distancia do clássico brownie, outras são super diferentes e criativas e uma das receitas mais simples, para fazer quando der vontade é a versão em que leva Nescau ou qualquer outro achocolatado de sua preferência.


Aprenda a receita mais simples, rápida e saborosa de Brownie utilizando Nescau

(lembrando que esta receita tem a base de uma xícara de chá que tem a medida de 210 ml)

  • 4 ovos;
  • 275 gramas de açúcar (preferencialmente o mascavo) (aproximadamente 1 e ½ xícaras de chá);
  • 150 gramas de manteiga;
  • 270 gramas de farinha de trigo (aproximadamente 2 xícaras de chá);
  • 310 gramas de Nescau (aproximadamente 1 e ½ xícaras de chá).

Modo de preparo:

  1. Coloque os ovos em uma vasilha grande e insira o açúcar, misture muito bem para criar a casquinha de cima, reserve;
  2. Derreta a manteiga, adicione e misture;
  3. Insira a farinha de trigo, misture;
  4. Insira o Nescau;
  5. Misture somente para a massa ficar homogênea, não bata essa massa;
  6. Unte sua forma com manteiga e polvilhe Nescau;
  7. Aqueça o forno a 180 graus e asse por 30 a 45 minutos (vá verificando o ponto da massa);
  8. Retire do forno, deixe esfriar e corte em quadrados.

Receita base

Uma receita clássica de brownie tem pontos específicos bem característico como o banho maria para derreter o chocolate meio amargo e gotinhas de extrato ou essência de baunilha.

O modo de preparar é característico: Derreta o chocolate em banho maria, misture com a manteiga derretida e reserve, misture os ingredientes secos separados (farinha, sal, açúcar) em seguida junte os ovos a mistura derretida de chocolate (um de cada vez) e por último misture tudo o suficiente para a massa ficar homogênea.

Boas práticas para preparar uma saborosa massa de Brownie

  1. Em uma das últimas etapas da preparação, na hora de preparar a massa, misture todos os ingredientes quando juntos, somente o suficiente para a massa ficar homogênea (bem misturada), a massa do Brownie não precisa ser batida;
  2. A massa que for feita com achocolatado em pó, pode ser feita com a metade da quantidade normalmente usada de farinha de trigo;
  3. Você pode fazer dois tipos de massas de Brownie, a primeira é conhecida como “Fudgy” (Cremosa e densa) e “Cakey” (Seca e macia). E o ponto da massa depende da quantidade de gordura que a receita leva (manteiga) e farinha, quanto mais farinha ficará parecido com um bolo de chocolate clássico, macio. Quanto menos a massa ficará pequena e cremosa.

Acompanhamentos perfeitos

O Brownie é consumido como sobremesa ou lanche, quando acompanha um chá muito gelado, mas também muito apreciado com sorvete, chantilly e muitas pessoas gostam de comê-lo acompanhado com uma boa bebida quente.

Variações

  • Nozes;
  • Cream cheese;
  • Caramelo salgado;
  • Chocolate com banana;
  • Chocolate branco com castanha do Pará;
  • Gotas de chocolate;
  • Cacau em pó;
  • Pão de mel de brownie;
  • Bolo de Brownie recheado com Nutella;
  • Brownie com Nutella acompanhada;
  • Brownie com doce de leite.

Por Gabriele Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.