Bolo de Milho – Receitas, Dicas

Confira diversas receitas deliciosas de bolo de milho.

Quem não tem aquela receita, digamos, "secreta"? Aquele "ingrediente mágico"? Tratando-se de bolo então, eram aquelas receitas que as nossas avós, mãe e tias ficavam por horas preparando, principalmente para "bater as claras em neve"! Quem nunca ficou vendo as receitas, só para poder "lamber a tigela"?

Nesta matéria, vamos falar daquele bolo que usa um ingrediente bem tradicional aqui no Brasil, o milho.

Principalmente nas festas juninas, o bolo de milho pode ser achado em diversas receitas e acredito que a melhor delas, é quando se usa o milho extraído direto da espiga. Se for daquela horta própria, sem ter o problema de venenos usados nas grandes plantações, a satisfação pode ser ainda maior!

Devo mencionar que as receitas podem ser feitas com milho em conserva, aquelas enlatadas que encontramos no mercado, mas o gosto, a cor e a textura são completamente diferentes. Se for usar, recomendo lavar, pois algumas marcas adicionam sal.

Voltando, não precisa ser necessariamente da sua própria horta, mas cortando os grãos ainda verde das espigas, coloque a medida de 2 xícaras no liquidificador, adicione uma xícara de leite, 3 ovos e 3 colheres de margarina (sopa). Comece a bater os ingredientes, vai adicionando o total de uma xícara de farinha de trigo e uma xícara e meia de açúcar.

Nessa receita, duas particularidades, na primeira, você escolhe se quer um bolo mais grosso, batendo menos os primeiros ingredientes, ou um bolo mais, digamos, normal, triturando bem os grãos. Já na segunda, essa receita também fica ótima se adicionarmos coco ralado.

Após bater todos os ingredientes, adicione uma colher (sopa) de fermento de sua preferência e dê uma leve batida, apenas para se misturarem.

Nada impede de ser uma forma retangular, mas aquela redonda de buraco no meio, é a clássica. Unte, adicione a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180° C. O bolo estará pronto em aproximadamente uma hora, mas aquela casquinha dourada e o garfo seco que tradicionalmente todos usam, vão informar melhor.

Bem parecida com a receita acima, essa agora não usa a farinha de trigo e nem o fermento. Corte o equivalente a 5 espigas e junte num liquidificador uma lata de leite condensado, 4 ovos e 1/2 copo de óleo ou duas colheres (sopa) de margarina. Neste caso, é recomendado uma forma retangular, também untada, mas, vai da preferência. O tempo de preparo se considera o mesmo acima e o uso do coco ralado também pode acontecer aqui, "huumm"!

Uma outra receita que se parece com essa sem farinha, é o "bolo de pamonha", mas uma colher (sopa) de fermento é adicionada no final da receita. Aqui o processo pede que se rale o equivalente a 6 espigas de milho, 3 ovos, 100 gramas de margarina sem sal, uma lata de leite condensado e meia medida dessa lata com leite normal. Bata tudo no liquidificador e o tempo de preparo dessa receita é por volta dos 50 minutos.

Para a quarta e última receita, veremos um bolo-pudim de milho. A receita parece complicada, mas não é!

Primeiro, numa forma de pudim, derreta uma xícara e meia de açúcar e reserve.

Em seguida bata no liquidificador, por aproximadamente 5 minutos, uma lata de leite condensado, essa mesma medida da lata com leite e outra medida com o milho em grãos retirados da espiga, 4 ovos e duas colheres (sopa) de amido de milho.

Com a ajuda de uma peneira, acrescente essa mistura na forma de pudim já reservada.

Novamente no liquidificador, bata agora 1/2 xícara de leite, 1/4 de xícara de óleo, 1/2 xícara de açúcar e 2 ovos. Acrescente aos poucos uma xícara de flocos de milho (flocão) e 1/2 xícara de farinha de trigo. Após 5 minutos, acrescente uma colher (sopa) de fermento e dê aquela rápida batida.

Coloque na forma já com o pudim e o açúcar derretido, adicionando em movimentos circulares. De início as massas vão se misturar, mas com o processo de 40 minutos assando, a 200°C e em "Banho Maria", as massas vão se separar e, veja com seus próprios olhos.

Bom apetite!

Por Fernando Dias

Bolo de Milho

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.