Dicas de como fazer um bolo de mandioca cremoso



Dia chuvoso, um café bem quentinho, em frente uma série ou filme que mais adora, e o melhor: o cheirinho de um belo bolo caseiro feito na hora. Deu até vontade não é mesmo?

Seja bolo de fubá, de cenoura (não podemos esquecer da calda, é claro), de laranja, enfim, qualquer sabor é sempre um belo pedido, certo?



Mas e quanto ao bolo de mandioca? (Aipim ou macaxeira para outros), como fazer para ele ficar fofinho?

Aqui nós te ensinaremos a receita passo a passo, então não deixe de conferir.



Lista de Ingredientes:

Primeiramente vamos aos ingredientes secos:

  • 1 kg de mandioca;
  • Duas xícaras de açúcar;
  • 100 gramas de coco ralado;
  • Duas colheres de sopa de queijo ralado;
  • Uma colher de sopa de fermento químico;

Agora os ingredientes líquidos:

  • 100 ml de óleo;
  • 4 ovos inteiros;
  • 200 ml de leite de coco;
  • Duas colheres de essência de baunilha;

E, finalizando, a forma que no passo a passo mostrará como deve ser untada.

Modo de Preparo:

O modo de preparo é o que vai definir e ajudar teu bolo a ficar super macio e muito gostoso, então anota aí:

  • Descasque as mandiocas;
  • No liquidificador acrescente as mandiocas já descascadas, o óleo, ovos, açúcar, leite de coco e a essência de baunilha;
  • Deixe bater por cerca de 1 minuto e aqui vai o segredo da receita: acrescentar o leite aos poucos, é ele que vai ajudar a definir a consistência de seu bolo, enquanto que os ingredientes como o queijo e o coco ralado vão realçar o sabor e deixa-lo parecido com os bolos de festa junina!
  • Com a mistura do passo anterior, acrescente o coco e queijo ambos ralados, o fermento químico (responsável pelo crescimento do bolo) e deixe batendo por mais um minuto ou até a mistura ficar homogênea, isto é, uma massa sem pedaços;
  • Com a massa homogênea, unte a forma com margarina e farinha de trigo, despeje a massa nela e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média de 180º C por aproximadamente 45 minutos ou até fazer o teste do palitinho em que, ao enfiar o palito no bolo se sair sequinho é porque o bolo já está no ponto;
Leia também:  Dicas para comprar e acertar na escolha da Carne

Com isso, é só esperar o bolo esfriar e voltar a curtir seu cafezinho e filme ou série. Além de curtir o momento, você ainda vai estar matando a saudade da festa junina que esse ano infelizmente não pôde ter, não é mesmo?

Quer algo mais doce? Então a seguir vamos listar algumas coberturas para bolo de mandioca que vai deixar seu bolo ainda mais saboroso.

Sugestões:

Já que o bolo vai coco ralado em sua receita, por que não acrescentar mais coco ralado? Então anota a receita que é bem simples de preparar.

  • 50 gramas de coco ralado ou fresco;
  • Leite condensado à gosto.

Para o preparo faça uns furinhos no bolo ainda quente e despeje leite condensado a gosto, pois assim o bolo absorverá melhor o leite condensado e deixará ele ainda mais saboroso. Feito isso, polvilhe o coco ralado e está pronta a cobertura!

Outra dica é ao invés de polvilhar o coco ralado, basta misturar o leite condensado com leite de coco antes de despejar sobre o bolo quente, dessa forma ele ficará mais molhadinho e com realce no sabor do coco. Perfeito não é não?

Há também a opção de fazer uma calda caramelizada apenas com açúcar e despejar na base do bolo ainda antes de assar, dessa forma ele ficará mais docinho.

OBS: para quem não tem o leite condensado, basta substituir por açúcar. Porém, deverá levar ao fogo a mistura para que ele adquira consistência junto ao leite de coco.

OBS 2: caso preferir, adicione uma pitada de canela em qualquer uma das dicas de cobertura.

Conclusão:

E aí o que acharam da receita e das sugestões de coberturas? Já fizeram esse bolo delicioso? Deixem seus comentários e compartilhe essa delícia!!!

Leia também:  Churrasco - Dicas para o preparo

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *