Receita de Bolo de Fubá com Amêndoas e Limão





Confira aqui como fazer Bolo de Fubá com Amêndoas e Limão.

Vamos ensinar o modo de preparo de uma receita deliciosa de bolo que pode servir tanto como uma gostosa sobremesa como também um bolo para um café da tarde.

Esta sobremesa é feita basicamente de Fubá e Amêndoas com um pouco de Suco de Limão. Para quem não sabe, o Fubá é uma farinha especial feita a base de arroz ou milho moído.




Muito usado em nossa culinária em todo País. o Fubá é largamente empregado na confecção de bolos especialmente para às Festas Juninas do meio do ano.

Quais os ingredientes que você vai precisar?

Já pode separar:


  • Duas xícaras de chá com o fubá que irá usar;
  • Duas colheres, preferencialmente de chá, com às amêndoas picadas que irá usar;
  • Meia xícara de chá preenchida com óleo de coco de sua preferência;
  • Duas colheres de sopa preenchidas com açúcar mascavo de sua preferência;
  • Quatro ovos, preferencialmente ovos caipiras para dar um melhor sabor;
  • Uma colher de sopa cheia de fermento em pó de sua preferência;
  • Um litro de suco de limão.

E como é o preparo?

Para facilitar o entendimento vamos dividir o preparo do bolo em 6 etapas básicas:

Primeira Etapa

Escolha uma vasilha grande, coloque dentro dela o óleo de coco que separou juntamente com o açúcar, depois dos dois juntos bata bem toda esta mistura usando um fuê (para saber o que é um fuê veja o tópico abaixo).

O objetivo é deixar toda está mistura bem homogênea, chegando neste ponto você pode acrescentar os quatros ovos caipiras separados e bata novamente tudo de novo.

Você sabe o que é um fuê?

O fuê ou popularmente chamado de batedor de claras é um utensílio feito de varas de arames muito utilizado para bater massas de bolos, molhos e até omeletes, seu nome é originário da expressão francês fouet, que significa “bater”.

Segunda Etapa

Na mistura já pronta vá adicionando lentamente o fubá, as amêndoas separadas e todo suco de limão de maneira que toda massa vá crescendo e se encorpando.

Terceira Etapa

Não se esqueça de acrescentar a colher de sopa de fermento em pó para fazer está massa toda crescer, depois de colocar o fermento mexa um pouco mais para toda massa tomar forma.

Quarta Etapa

Feita à massa, é a hora de distribuirmos ela em uma forma de bolo, escolha formas pequenas e profundas como a forma do bolo inglês, mas não esqueça de untar toda ela antes. Massa colocada e forma pronta é à hora de levar todo o conjunto ao forno.

Quinta Etapa

Para ficar bom o bolo deve ficar no mínimo 30 minutos assando em uma temperatura de 180 graus, o ideal é aquecer o forno um pouco antes e colocar à massa. Lembramos que este tempo pode variar um pouco para mais dependendo do tamanho da forma.

Sexta Etapa

Assado o bolo, agora vamos desenformá-lo com muito cuidado, procure uma bonita bandeja para servir esta guloseima e não se esqueça de esperar esfriar à massa antes de começar a manuseá-lo.

Dicas para o bolo ficar fofinho e sem o risco de queimar

  • Regule a temperatura do forno para assar o bolo primeiramente em 15 minutos à 200 graus, depois reduzida a temperatura para 180 graus nos 30 minutos pedidos;
  • Antes de desenformá-lo, faça o teste do palitinho: no final do tempo em que está assando espete um palito na massa, se ele sair limpinho, a massa está pronta e o bolo fofinho;
  • Espere pelo menos 20 minutos para o bolo esfriar, somente depois deste tempo você desenforma ele para servir.

Gostou da receita e das dicas? Que bom! Confira no vídeo abaixo mais uma deliciosa receita de Bolo de Fubá:

Autor: Carlos B.

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *