Como Fazer Bolo de Mandioca




Confira a receita do bolo de mandioca simples e saiba como servir essa sobremesa.

Mandiocaou aipim, esse ingrediente é muito conhecido, servindo de inspiração para diversas receitas deliciosas. Além do consumo in natura, a mandioca nos dá uma série de opções para consumo, entre elas, assar bolos com esse ingrediente é uma grande especialidade brasileira!

É difícil? Não. Existem diversas versões desse bolo: seco, cremoso etc. Preparamos para você a receita simples, para que você fique craque em preparar o bolo de mandioca e assim possa ir incrementando sua receita com outras combinações, métodos e ingredientes! Confira a seguir como fazer um delicioso bolo de mandioca!


Receita de bolo de mandioca

Para fazer um bolo de mandioca simples, você vai precisar dos seguintes ingredientes.

Ingredientes

Mandioca ralada de forma grossa – 3 xícaras

Açúcar – 1 xícara e meia


Manteiga – 3 colheres

Farinha de trigo – 1 xícara e meia

Ovos – 4 unidades

Coco ralado – 50 gramas

Queijo parmesão ralado – 50 gramas

Leite – meia xícara

Fermento em pó – 1 colher de sopa

Reunidos todos esses ingredientes, vamos ensinar como fazer.

Modo de fazer

Passo 1: separe as claras das gemas e, com a ajuda de uma batedeira, bata as claras até que fiquem em neve (aproximadamente 3 minutos), firmes o suficiente para que você possa virar o recipiente sem que as claras em neve caiam.

Você pode bater à mão com o auxílio de um fuê (vai demorar um pouco mais, mas funciona do mesmo jeito), até que fique consistente.

Passo 2: em outra tigela, misture o açúcar, a manteiga e as gemas. Bata na batedeira por aproximadamente 5 minutos, até que obtenha uma massa homogênea de cor amarelada.

Passo 3: Junte a mandioca ralada e adicione o leite à essa mistura. Mexa com uma colher de pau, preferencialmente. Na sequência, adicione o coco ralado e o queijo ralado. Misture bem, até que nada fique separado na massa.

Passo 4: o fermento deve ser adicionado nesse passo (para que dê tempo para que ele aja na massa). Por último incorpore as claras em neve. Faça essa incorporação devagar e aos poucos, assim sua massa vai ficar bem leve.

Passo 5: unte uma forma com manteiga e farinha e coloque a massa nela, o forno deve ser pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Passo 6: coloque o bolo para assar. Após aproximadamente 50 minutos. Para saber se seu bolo de mandioca está no ponto, espete com um palito ou com a faca. Se sair seco, está na hora de tirar.

Essa receita é boa tanto como sobremesa, podendo ser servida com cobertura de coco ou ainda como um bolo para o café da tarde, sendo servido seco com café.

Confira agora uma sugestão de cobertura para acompanhar esta e outras receitas de bolo de mandioca.

Calda de coco para acompanhar bolo de mandioca

Essa receita é muito fácil e saborosa, os sabores que a acompanham combinam muito bem com o ingrediente principal da receita acima. Veja como é simples.

Ingredientes para a calda

– 200ml (cerca de três quartos da xícara de chá) de leite de coco

– meia xícara de açúcar refinado

– 1 rama de canela

Modo de fazer

Em uma panela pequena junte o leite de coco, o açúcar refinado e a rama de canela, misture antes de ligar o fogo até que o açúcar se dissolva e que tudo forme uma calda lisa.

Depois de obter a calda, ligue o fogo e deixe-o no nível mínimo, mexa a mistura até alcançar fervura, a partir daí aguarde 10 minutos mexendo às vezes.

Faça furos no bolo com um garfo ou palito de churrasco e despeje a calda por cima dele.

Dica extra

Polvilhe coco ralado por cima do bolo já com a calda. O coco ralado além de acentuar o gosto do bolo, dará uma crocância deliciosa ao prato.

Por Carolina B.

Bolo de mandioca

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *