Como Decorar Bolo




Veja as dicas para fazer decoração de bolos e saiba como deixar sua guloseima muito mais apetitosa!

Quando falamos em cozinha, um aspecto que está muito em alta hoje em dia é a estética. Não basta apenas estar saboroso, tem que estar bonito também, pois as pessoas comem primeiro com os olhos.

Esse assunto é tão emergente que existem centenas de milhares de sites e fotos de comidas diversas passeando pelo seu feed o dia todo, dando aquela vontade de experimentar, enchendo os olhos e dando água na boca.


Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de decoração de bolo, pois é uma receita simples que se incrementada com um toque de elegância pode se tornar uma sobremesa esplêndida, digna de capa de revista! Confira!

Cobertura

A cobertura é um clássica na decoração de bolos! Além de conferir muito sabor à sobremesa, faz com que imperfeições da superfície sejam corrigidas, dando um aspecto de liso para a parte de cima do bolo.

Você pode escolher o sabor e fazer uma cobertura simples. Dependendo da espessura, use uma espátula para espalhar de maneira uniforme.


Raspas de chocolate

Principalmente em bolos de festa de aniversário, as raspas de chocolate trazem um ar todo especial para a festa. São bem simples de fazer: use uma espátula para "raspar" o chocolate até que forme pequenas ondas, o tamanho fica a seu critério. Você pode também fixar as raspas ao chantilly.

Papel de arroz

O uso do papel de arroz é muito comum quando queremos fazer uma imagem em cima do bolo. O papel de arroz é comestível e pode ser enfeitado com o uso de uma caneta culinária. Você pode desenhar ou escrever. Solte a sua imaginação usando esse item! Para fazer sua decoração seja ela grafia ou desenho, use cobertura em forma de gel (também comestível).

Chantili

O queridinho da confeitaria não poderia ficar de fora dessa lista. O chantili confere um visual refinado, digno de padaria para o seu bolo. Você pode usá-lo como uma cobertura simples, ou ainda fazer uso do saco de confeiteiro para dar uma forma especial ao chantili. Flores, figuras geométricas, vale de tudo! Você pode ajustar o bico para escolher a espessura. Há formatos diferentes nos bicos, sendo que o utensílio é de fácil manuseio até para os inexperientes. Vale usar chantili pronto, pré-pronto ou caseiro.

Pasta americana

A pasta americana é muito utilizada para o formato de rosas, mas pode ser usado de maneiras diferentes também. Além de ser deliciosa, ela forma uma camada super lisa, fazendo um trabalho mais sofisticado do que a da cobertura em cima, pois essa pasta pode cobrir também as laterais do bolo.

Para quem quer algo que fotografe bem ou precisa corrigir alguma forma do bolo que deu errado, a pasta americana é super indicada. Ela é basicamente feita à base de açúcar e algum sabor de sua escolha, então não interfere negativamente no sabor do bolo e deixa ele com firmeza aparente.

Frutas

Bem simples, as frutas principalmente quando na estação ficam lindas no bolo e complementam o sabor dele. É uma ideia simples que deixa qualquer sobremesa super charmosa. Frutas cítricas ou vermelhas podem conferir um ar de estação para o seu bolo, além de encher ele de cor viva. O frescor trazido pelas frutas também é um ponto positivo. Sendo assim, é bom atentar-se ao fato de que nada é meramente decorativo, os sabores devem casar!

Confete

Tanto o confete quanto o granulado podem deixar seu bolo mais bonito. São comprados prontos e apenas devem ser distribuídos sobre o bolo. É rápido, simples e diferente!

Por David Ferreira

Bolo decorado

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *