Junho é o mês das festas de São João, conhecidas e adoradas por suas divertidas e apetitosas tradições. Quem nunca recortou bandeirinhas ou nunca dançou quadrilha? Quem nunca assistiu a um casamento caipira e se deliciou comendo um pedaço de bolo?
O mais atrativo nas festas juninas, trazidas pelos portugueses, talvez seja a culinária típica à base de milho, que oferece deliciosas opções para matar a fome enquanto se aprecia a festa ao redor de uma fogueira. Entre as comidas típicas de São João estão a pipoca, a canjica, a pamonha, o bolo de milho, a paçoca, o pé de moleque, o pinhão e, para beber, o quentão.
Algumas dessas delícias, porém, são características da região em que ocorre a festa, ficando restritas àquele lugar, mas festa junina sem o quentão não é a mesma coisa. Aprenda a fazer essa saborosa bebida e entre no clima de uma das festas mais adoradas em todo o Brasil!
Ingredientes:
– 1 garrafa (750 ml) de vinho tinto suave;
– a mesma medida de água;
– 1 xícara (chá) de açúcar;
– 20 cravos da índia;
– 10 paus de canela;
– cascas de duas laranjas;
Modo de preparo:
Em uma panela, leve ao fogo a água, o açúcar, o cravo, a canela e as cascas de laranja. Mexa até dissolver o açúcar. Quando começar a fervura, abaixe o fogo e deixe ferver por 20 minutos.
Acrescente o vinho. Depois que a fervura recomeçar, aguarde mais 5 minutos.
Desligue o fogo, sirva imediatamente e tenha um ótimo “arraiá”!
Vou tentar fazer agora mesmo pra esquentar este friozinho!!!